Alteração da porta 25 para a 587

SPAMS

O Brasil é um dos campeões, se não o campeão, de envio de SPAMS no mundo todo. Grande parte pela “Porta 25″ (porta do servidor de saída) que pelos abusivos e contínuos SPAMS já deveria ter saído de circulação, desde 1998, de todos servidores de emails (por recomendação da própria CGI – Centro de Gestão de Informática no Brasil).

A nova porta é a 587, que após desanexo com a 25 promete um recuo em 90% no números de SPAMS que circulam por ai. A diferença é que pela porta 25 o envio de emails era o “Envio Direto”, já no 587 o email, após ser enviado, deverá ter aprovação em algum servidor em que o email passe, provando assim não ser SPAM.

Nos clientes de email, como o Outlook, Thunderbird e outros, será necessária a alteração da porta de saída de 25 para 587 para que o envio de emails continue funcionando corretamente. Segue à baixo um exemplo de como alterar estas portas.

Como Alterar

Outlook 2010. Clique em Arquivo e vá em “Configurações da Conta”, escolhe seu email e clique em Editar (ou dê um clique duplo no email escolhido), clique depois em “Mais configurações” e vá na aba “Avançado”, ai no campo “Servidor de Saída” basta alterar de 25 para 587.

Este foi um exemplo baseado no servidor de email Outlook 2010, mas vale lembrar que quase todos servidores de email seguem uma “lógica” semelhante. Caso não seja exatamente assim, será semelhante, basta observar os campos e procurar por “Porta de servidor de saída” ou por “SMTP”.